top of page

Normas de segurança a serem seguidas durante a instalação de painel solar

Fonte: Market Solar - 27/10/2022


A instalação de painel solar é uma decisão que irá oferecer muitas vantagens ao consumidor, porém, para chegar até esses benefícios, algumas normas devem ser seguidas.


Isso porque, estamos falando de energia elétrica. Se nós temos receio de mexer em tomadas com gambiarras duvidosas, imagina o tanto de cuidados necessários em um projeto de energia ser bem sucedido?


Conheça quais são as normas que garantem a segurança e a saúde dos profissionais responsáveis pelo projeto solar e saiba que não se deve abrir mão na hora de instalar o seu.




Qual a importância de seguir as normas de segurança na instalação de painel solar?


“Segurança em primeiro lugar” é uma frase bastante popular, porque apesar de clichê, é uma verdade absoluta.


Sem ela, não há como obter sucesso e as chances da ocorrência de acidentes que não compensam o esforço, é muito grande.


Na instalação de painel solar, por exemplo, que envolvem eletricidade, as normas de segurança precisam ser seguidas. Sem exceções ou jeitinhos, elas devem ser estritamente empregues.


Caso contrário, acidentes como choques e eletrocutamento podem facilmente acontecer, além de quedas de grandes alturas. Em ambos os casos, há chances até mesmo de óbito.

Além disso, essas situações podem resultar em danos no local de instalação e na rede elétrica no geral.


Por isso, seguir as normas é tão importante, pois além de garantir a segurança dos profissionais, também assegura o sucesso do projeto de energia solar e caem as chances de acidentes com o telhado da casa e/ou a rede de energia comum.


Quais são essas normas?


O Ministério do Trabalho e Emprego, em 1978, aprovou as chamadas Normas Regulamentadoras (NR). Essas diretrizes são responsáveis por garantir a segurança dos trabalhadores em seu local de trabalho, além da saúde dele em qualquer circunstância.

Cada norma diz respeito a determinados tipos de trabalho, e a depender do serviço prestado, os colaboradores devem se atentar à norma “x” ou “y”, e não necessariamente todas elas.


Porém, elas são obrigatórias e o não cumprimento da NR que rege o setor, gera multas, interdições e dispensas por justa causa.


Já as NBRs, são as Normas Brasileiras, também importantes por serem um conjunto de normas técnicas que padronizam os processos e elaboração de produtos e prestação de serviços.


Diferentemente das NR, as NBRs não são obrigatórias, mas não seu mérito não deve ser negado ou ignorado, pois também são fundamentais para a segurança dos envolvidos.


Na instalação de painel solar, existem algumas normas a serem seguidas dentro desses dois montantes de regras, como:


NR 10


Diz respeito à segurança em instalações e serviços em eletricidade. No caso da energia solar, elas ditam os requisitos e condições mínimas de controles preventivos que garantem a segurança e saúde dos instaladores da parte elétrica do projeto solar.

Alguns exemplos desta NR (Medidas de Controle):


d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;

e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;

f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.



NR 35

Regulamenta trabalhos executados em altura, e para isso, agrega medidas de planejamento, organização e execução dos serviços

Alguns exemplos desta NR:


35.4.2 No planejamento do trabalho devem ser adotadas, de acordo com a seguinte hierarquia:


a) medidas para evitar o trabalho em altura, sempre que existir meio alternativo de execução;

b) medidas que eliminem o risco de queda dos trabalhadores, na impossibilidade de execução do trabalho de outra forma;

c) medidas que minimizem as consequências da queda, quando o risco de queda não puder ser eliminado.


35.4.3 Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma será definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da atividade.



NR 06


Já a NR 06 discorre sobre a obrigatoriedade de equipamentos de proteção individual, ou seja, o traje de trabalho dos colaboradores.


Nesse caso, eles precisam estar com uniformes especiais que diminuam significativamente as consequências em ocorrência de acidentes.



NR 12


Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Para a instalação de painel solar, é preciso içar uma certa quantidade de placas e transportar inversores e transformadores pesados.


Por esse motivo, além desses equipamentos, os trabalhadores necessitam de máquinas para executar esse serviço, o que também deve (e é) ser um trabalho regulamentado.


NBR 16690


Esse é um dos principais documentos em relação à energia solar, pois diz especificamente a respeito da normatização para instalações fotovoltaicas.


Essas normas discorrem sobre requisitos mínimos de projeto que garantem tanto a segurança dos profissionais quanto das unidades de rede elétrica.

Segundo consta nessa NBR:

Esta Norma estabelece os requisitos de projeto das instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos, incluindo disposições sobre os condutores, dispositivos de proteção elétrica, dispositivos de manobra, aterramento e equipotencialização do arranjo fotovoltaico.”

Essas são as principais, mas além delas, também há outras como:

  • NR 22: transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais;

  • NR 15: atividades e operações insalubres;

  • NR 33: segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados;

  • N3 17: ergonomia;

  • NR 21: trabalhos a céu aberto.

E quanto às NBRS:

  • NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão;

  • NBR 5419 (todas as partes) Proteção contra descargas atmosféricas;

  • NBR 6123, Forças devidas ao vento em edificações;

  • NBR 16274, Sistemas fotovoltaicos conectados à rede – Requisitos mínimos para documentação, ensaios de comissionamento, inspeção e avaliação de desempenho.

Pode até parecer muitas regras a serem seguidas, mas por trás de cada uma delas há uma razão válida. E falando em quantidade, outros 3 pontos que devem ser levados em consideração e seguidos à risca são:

  1. A existência de 3 profissionais qualificados, um no chão e dois realizando as instalações

  2. A amarração correta das escadas

  3. E o cuidado na montagem dos andaimes



4 visualizações0 comentário
bottom of page